Influências [Papo de Mãe]


por Adriana Garcia

Sofia ainda assiste programas infantis para a idade dela, e particularmente a um canal que a maioria das amiguinhas passam longe por acharem que o canal refere-se a programas para bebês. Cuido para que ela não assista á novelas ou programas fora da sua faixa etária. Acho que criança na idade dela não possui maturidade e discernimento suficiente para alguns programas que passam na TV. A minha preocupação e o fato de eu estar sempre atenta em relação a isso, é que acredito que o comportamento das crianças muitas vezes esta ligado ao que elas vivenciam. E sempre repito que, quanto mais tempo eu puder prorrogar a infância da minha filha, mais eu farei. Então não gostaria que ela pulasse ou adiantasse rápido demais as fases, e sim vivenciasse cada uma no seu tempo certo. Mas que tempo é esse? Elas estão cada vez mais adiantadas, e parecem já acordarem pela manhã diferentes da noite anterior em que foram dormir. Brinquedos até então, não me preocupavam em relação a influências porque ela estava tendo acesso aos que eu considero tranqüilos, normais e não me causavam inquietação. Até aparecer às bonecas Monster High na vida da Sofia. Todas as amigas tinham as tais bonecas, roupas, acessórios, e tudo o mais que um marketing utiliza. Assisti aos desenhos para estar por dentro do que seria esta febre, e para minha surpresa, conclui que elas estariam mais voltadas ao público adolescente. Adiei o acesso dela as bonecas o máximo que pude. Até Sofia ser convidada para uma festinha onde o tema era a tal boneca. Todas as meninas da sala de aula iriam fantasiadas, e como não poderia ser diferente, ela não sossegou enquanto não ganhou a fantasia para ir à festa. De lá pra cá, ela se encantou e começou a sua coleção. E eu? De lá pra cá de cabelo em pé. Porém noto que as outras mamis são muito tranqüilas em relação a estas bonecas, então me pergunto se não estou sendo neurótica demais. Por outro lado, Sofia tem apenas seis anos, e é uma criança e não uma adolescente!  Tarefa complicada essa, de lutar contra esse mundo moderno e suas influências! E você? Já ficou indagada com algum brinquedo que julgava não compatível com a idade de seu filho? 

Deixe um comentário